Força de Trabalho de Turismo e Hotelaria da Madeira

Força de Trabalho de Turismo e Hotelaria da Madeira

Um destino não precisa necessariamente atingir uma fase muito avançada do seu ciclo de vida e ser forçado a reagir propondo modelos alternativos de gestão turística.  Pode escolher um impulso endógeno baseado em vantagens como a baixa exploração dos recursos gerais.

A Madeira identifica-se como um destino turístico que valoriza a sua natureza, o clima ameno durante todo o ano, a hospitalidade nativa e a conectividade.  Também está empenhado em reforçar os critérios de turismo lento.

  1. Turismo e Hotelaria

A Madeira é um destino turístico e a maior parte da sua economia deriva deste setor.  A região também possui uma base industrial relativamente pequena, e a maior parte da indústria está associada à produção de têxteis (bordados, tapeçarias e trabalhos em vime) orientados para o mercado externo.  O setor de serviços representa uma parte importante da economia e inclui turismo, varejo, restauração e construção.

A duração das estadias turísticas tem diminuído em comparação com a média dos destinos comparativos desde 1976. Esta tendência é causada por uma série de factores, incluindo a maior disponibilidade de viagens aéreas de baixo custo que tornou mais fácil para as pessoas tirarem férias curtas.  quebra em vários lugares.  A competitividade dos destinos turísticos orientados para a atração de turistas abastados também é um fator que contribui.

Neste contexto, o conceito de turismo lento parece ser um rótulo popular tanto na literatura de marketing como de planeamento estratégico para muitos destinos turísticos.  Embora os empresários da Ilha da Madeira não sejam abertamente favoráveis ​​ao turismo lento, concordam que algumas das suas características empresariais se enquadram neste modelo de desenvolvimento.

  1. Serviços de Turismo

A Madeira é Património Mundial da UNESCO, com uma impressionante variedade de paisagens naturais e atracções desde as suas falésias, costas dramáticas, florestas e pitorescas levadas (canais de irrigação).  Com isso, a ilha atrai turistas de todo o mundo que buscam experiências únicas.

Em 2022, as dormidas de turistas atingiram níveis recordes na ilha e os rendimentos totais e de alojamento atingiram os níveis mais elevados.  Isto deveu-se ao forte desempenho dos principais mercados emissores e à crescente procura de viagens provenientes da Europa em geral, que privilegia estadias curtas.

Os serviços turísticos na ilha têm evoluído para oferecer aos visitantes um vasto leque de experiências inovadoras, diversificadas e autênticas que capitalizam o talento local e a essência da cultura e tradições madeirenses.  Estas experiências caracterizam-se por uma abordagem ambientalmente sustentável e visam melhorar a qualidade do turismo na região.  Desta forma, contribuem para a competitividade regional e para o desenvolvimento sustentável do turismo na Ilha da Madeira.  Nesta base, a região está bem posicionada para o crescimento futuro.

  1. Alojamento

A Madeira tornou-se um dos destinos turísticos mais famosos do mundo graças às suas paisagens alucinantes, trilhos para caminhadas de aventura e rica cultura.  A ilha também é conhecida pela sua oferta incrivelmente diversificada de alojamentos que oferecem desde hotéis luxuosos com vistas espectaculares até locais únicos como as casas-caverna no Porto Moniz ou uma tenda glamping no Seixal.

A indústria do turismo na ilha enfrenta um desafio com a diminuição do tempo de permanência dos turistas em comparação com outros destinos turísticos europeus.  Esta tendência tem sido influenciada pelo fenómeno contemporâneo das viagens aéreas de baixo custo e pelas fortes estratégias de marketing concebidas para atrair visitantes de curta duração.

O Documento Estratégico do Turismo da Região Autónoma da Madeira [65] destaca que a qualidade do alojamento é um fator chave para a atração de visitantes.  Enfatiza que os empreendedores do turismo pretendem reposicionar a ilha longe do modelo de sol e praia do turismo de massa, em direção a uma gama de produtos e experiências inovadores que capitalizem os bens culturais locais.  Consequentemente, procuram estabelecer modelos de relacionamento mais próximos com os turistas.

  1. Restaurantes e Bares

Conhecida como um destino para os amantes da natureza, a beleza natural privilegiada da Madeira, o clima ameno durante todo o ano, a hospitalidade nativa e a variedade de atividades de montanha e mar contrastam com o turismo de sol e praia promovido pelas maiores ilhas europeias que sofreram com uma expansão turística invasiva.  Como resultado, os empresários da ilha apresentam uma visão compacta da Madeira como um espaço sobretudo dedicado à natureza (6,66/7), à montanha e ao campo (6,49), à tranquilidade (6,27) e à aventura (6,05).

A Madeira é também um óptimo local para provar a gastronomia local.  Experimente o Restaurante O Portão, um restaurante familiar no centro histórico do Funchal (Zona Velha), para deliciosos pratos de peixe, incluindo a clássica banana grelhada e espada preta (banana à la plancha) com acompanhamento de milho frito.

A maioria dos empresários da amostra está convencida de que os turistas estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor.  Este alinhamento com as ideias do turismo lento poderá acelerar a construção destes modelos em destinos que optaram por este modelo desde o início, como é o caso da Madeira.

  1. Atividades Turísticas

A indústria do turismo nas ilhas da Madeira é muito importante.  Representa mais de um quinto do PIB da região e é a principal fonte de emprego.

As épocas altas na Madeira são as férias de inverno, o Natal e as férias escolares de verão (julho-agosto).  Esses períodos tendem a ser mais caros e os hotéis podem esgotar.

A paisagem da Madeira é uma combinação espectacular de enormes falésias e praias rochosas.  As falésias perto de Câmara de Lobos apresentam as falésias mais altas da Europa, com uma passarela assustadora que se estende por uma queda de 500 metros, enquanto a praia de Porto Moniz é famosa pelas suas piscinas de lava.

A agricultura também é importante na ilha, sendo o vinho particularmente significativo.  Muitas atividades centram-se nas vinhas, com festividades locais ao longo do ano celebrando a vindima.

A pesca também é importante.  As principais espécies piscícolas desembarcadas são o atum, o peixe espada preto e o carapau.  A ilha também é uma parada popular nos itinerários de muitos navios de cruzeiro transatlânticos.  As águas ricas em nutrientes que rodeiam as ilhas atraem muitas baleias e golfinhos.  Baleias-piloto e cachalotes são encontradas durante todo o ano e os golfinhos-nariz-de-garrafa podem ser avistados de maio a junho e de setembro a outubro.

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