Ilha da Madeira – O Guia Completo de Destinos Turísticos!

Ilha da Madeira – O Guia Completo de Destinos Turísticos!

Uma visita à Madeira é uma aventura para toda a vida!  Dos tradicionais tobogãs de vime às impressionantes paisagens vulcânicas, esta ilha única irá certamente surpreendê-lo e encantá-lo.

Desfrute de uma caminhada panorâmica pelas deslumbrantes falésias costeiras e cascatas ou descubra o que existe sob as águas cristalinas do oceano.  Prove o peixe local e o bolo do caco, saboreie uma poncha ou simplesmente desfrute da encantadora cidade portuária do Funchal.

Introdução e Visão geral

A Madeira é conhecida por ser um destino de férias exuberante e diversificado.  Das icónicas Levadas à deliciosa Poncha (uma tradicional bebida alcoólica que inclui rum e fruta), há muitas coisas que tornam a Madeira especial.  A principal cidade do Funchal também é imperdível, com os seus atraentes pavimentos em mosaico preto e branco e encantadores edifícios coloniais.

No extremo noroeste da ilha, a remota cidade de Porto Moniz é famosa pelas suas poças de maré que são preenchidas pelas ondas do Atlântico.  É melhor visitar no meio da semana para evitar multidões.

Outras atrações populares incluem as impressionantes falésias nos arredores de Câmara de Lobos e sua passarela assustadora, ou as piscinas de lava em Porto Negro.  A Madeira é também um paraíso para os caminhantes, com muitos caminhos de montanha íngremes e picos desafiantes.

O Oceano Atlântico da ilha ameniza as temperaturas, enquanto os ventos carregados de humidade mantêm a Madeira exuberante e verde durante todo o ano.  É fácil perceber porque é que a Madeira é por vezes chamada de “ilha da eterna primavera”.

Momento ideal para visitar

A época ideal para visitar a Madeira é a primavera e o verão, quando encontrará a ilha repleta de uma vegetação luxuriante.  Além disso, o clima é ameno, com temperaturas confortáveis ​​que nunca são desconfortavelmente quentes.  Esta é também a altura em que a maioria dos destaques da ilha estão abertos – o Carnaval e a Festa da Flor acontecem em abril e maio, enquanto as férias pedestres funcionam durante todo o ano.

Fevereiro é uma boa opção para uma viagem antecipada à Madeira, já que o deslumbrante Carnaval da Madeira normalmente acontece neste mês.  O espetáculo chamativo dura algumas semanas e apresenta trajes deslumbrantes e exagerados, música emocionante e carros alegóricos desfilando.

Março oferece temperaturas amenas mas menos chuva do que Fevereiro, o que é ideal para uma escapadela repleta de natureza na Madeira.  É também o mês em que muitos hotéis iniciam a temporada, por isso é mais fácil conseguir alojamento.

Maio traz temperaturas mais quentes em torno de 21°C, mas a probabilidade de chuva cai ainda mais, para uma média de apenas 5 dias.  É a altura perfeita para desfrutar de um passeio na Madeira e também experimentar as suas águas cristalinas num passeio pelo Calhau da Lapa – uma praia deslumbrante com águas isoladas, grutas com 300 anos e falésias vulcânicas.

Principais atrações turísticas

A Madeira tem todas as características de um excelente destino de férias: cascatas ao estilo do Havai, caminhadas deslumbrantes e aventuras oceânicas, jardins e restaurantes incríveis.  Mas esta ilha também tem outra coisa que poucos têm – o clima perfeito.

Este vulcão adormecido criou uma paisagem tropical exuberante ideal para os amantes do sol.  Existem muitas opções para se locomover pela ilha, incluindo ônibus que circulam com frequência.  Mas alugar um carro é provavelmente a melhor forma de se locomover, já que os ônibus não circulam por toda a ilha.

A capital da ilha é o Funchal, uma cidade movimentada que tem de tudo um pouco para todos.  É um ótimo lugar para se hospedar durante a sua viagem, pois tem uma localização central e possui muitos restaurantes e bares.

A costa sul da ilha é onde se encontram Câmara de Lobos e Ribéria Brava.  Ambas as áreas abrigam falésias de tirar o fôlego, incluindo o Cabo Girao Skywalk.  São também a porta de entrada para algumas das melhores praias da ilha, como a Calheta.

Dicas de viagem para uma experiência tranquila

A melhor época para visitar a Madeira é de Abril a Maio, quando a ilha está cheia de flores.  No entanto, você também pode viajar para a ilha durante todo o ano.  Apenas certifique-se de levar uma capa de chuva para a viagem, pois o tempo está sempre mudando e pode ventar bastante, principalmente nas montanhas.

É fácil encontrar-se fora dos circuitos habituais da Madeira, graças aos inúmeros trilhos pedestres e levadas (canais de água artificiais) da ilha.  Percorrer estes caminhos leva-o através de plantações de bananas e florestas de loureiros, passando por falésias, cascatas e miradouros deslumbrantes.  Leve uma jaqueta impermeável e um par de tênis para a caminhada, pois o terreno pode ser escorregadio.

Se você está procurando uma aventura extra-especial, vá para a parte oeste da ilha.  O Porto Moniz é famoso pelas suas piscinas vulcânicas de formação natural, perfeitas para um mergulho num dia de sol.  É também um local popular para a prática de windsurf, pois a costa acidentada cria excelentes condições.  É também um dos poucos locais da ilha onde é possível avistar golfinhos e focas-monge.

Alojamento e Transporte

A beleza da Madeira encontra-se nas suas paisagens montanhosas escarpadas, praias de sonho e tradições históricas.  Seu cenário único e charme natural inspiram os visitantes a explorar sua história, cultura e culinária.

A geografia da ilha presta-se a uma variedade de opções de alojamento e transporte, desde as tradicionais “quintas” até resorts ultracontemporâneos.  A sua rede de levadas, ou canais de irrigação, forma um sistema de percursos pedestres que o levam através de bananeiras, florestas de loureiros e ao lado de vinhas.  Você também pode alugar bicicletas e usar o transporte público da ilha, que inclui ônibus que circulam pela ilha.

Quando ficar no Funchal, poderá passar as manhãs a passear pela calçada portuguesa e a parar nas padarias que servem pasteis de nata quentes.  Os amantes da arte irão gostar de visitar o Caravel Art Centre, uma galeria independente local, loja, café e estúdio.

A maioria dos visitantes ficará baseada no Funchal e aventurar-se-á em excursões organizadas para ver as atracções mais populares da ilha.  Estas incluem uma caminhada costeira como a Ponta de São Lourenço e uma exuberante caminhada pelas levadas como a Levada Caldeirão Verde.  Você também pode visitar as Ilhas Desertas, listadas como Patrimônio Mundial da UNESCO, compostas pelas duas ilhas do Ilhéu Chao e do Bugio.

Experiências Culinárias e de Aventura

Sendo um dos locais mais ensolarados da Europa, a Madeira possui um clima ameno durante todo o ano e oferece muitas coisas para fazer.  Museus, passeios e experiências são abundantes.  Algumas experiências de caminhada de um dia inteiro custam apenas 30 euros, enquanto uma viagem às ilhas Desertas e Selvagens num catamarã de luxo pode ser desfrutada por até 57 euros.

A Madeira é também um paraíso para os amantes da natureza, com as suas florestas Laurissilva (Património Mundial da UNESCO) e a rede de levadas – pequenos canais de irrigação que formam percursos pedestres.  Você pode caminhar por essas trilhas entre bananeiras, nas montanhas ou ao lado de vinhedos.

Se você deseja uma aventura mais ativa, visite Ribeiro Frio para ver cachoeiras e piscinas de lava.  Ou nade nas piscinas de lava do Porto Moniz* e desfrute das águas cristalinas desta praia deslumbrante.

O meio de transporte mais singular na Madeira são os “carros de cesto” com mais de cem anos de história.  Esses veículos peculiares podem acomodar de duas a três pessoas e são operados por uma equipe de homens especializados que tornam a experiência verdadeiramente inesquecível.  Um Safari de um dia inteiro na Costa Noroeste da Madeira saindo do Funchal é outra ótima maneira de explorar a ilha.  E não perca um tour de degustação no Blandy’s Wine Lodge* no Funchal.

Conclusão

Quer goste de relaxar na praia ou explorar a beleza natural da ilha, a Madeira tem de tudo.  A capital, Funchal, é uma cidade feita para caminhar, com atraentes pavimentos em mosaico preto e branco e edifícios de estilo colonial.  Os principais pontos turísticos incluem o Jardim Tropical Monte Palace e o Jardim Botânico da Madeira.

As praias rochosas da ilha são populares entre os nadadores e amantes do sol.  Para uma praia de areia fofa, dirija-se à Calheta ou Machico.  Você também pode desfrutar de uma viagem ao Porto Santo, outro arquipélago da Madeira, que possui 9 km de praia espetacular.

Os primeiros colonizadores da Madeira criaram um sistema de cursos de água chamados levadas para facilitar a agricultura.  Agora, estes aquedutos artificiais – que fazem parte do Património Mundial da UNESCO conhecido como Caminho das Cascatas da Madeira – funcionam também como trilhos pedestres que o levam por paisagens deslumbrantes.  As levadas do Rabacal e do Curral das Freiras são particularmente impressionantes e adequadas para todos os níveis de condição física.

Os epicureus encontrarão aqui muito para deliciar o paladar, desde os picantes queijos locais até as bananas doces.  Não deixe de provar o rum local, poncha – rum branco com suco de laranja e/ou limão e mel ou açúcar, batido até formar espuma com uma ferramenta especial de madeira.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top