Destinos de ecoturismo na Madeira

Destinos de ecoturismo na Madeira

O sol da Madeira durante todo o ano nutre tudo, desde exuberantes jardins floridos até florestas verdejantes.  Também permite atividades ao ar livre, como caminhar pelos famosos trilhos das Levadas e desfrutar de praias imaculadas ou aldeias pitorescas sem a ameaça de condições meteorológicas extremas.

A vida selvagem endémica e os parques naturais das ilhas são protegidos e a cultura é celebrada através de festivais e eventos locais.  Continue a ler para descobrir o seu melhor guia dos melhores destinos de ecoturismo na Ilha da Madeira!

Floresta Laurissilva – Património Mundial da UNESCO

A Floresta Laurissilva da Madeira é uma relíquia das vastas florestas de loureiros que outrora cobriam grande parte do Sul da Europa há 15-40 milhões de anos e ocupam 20% do interior montanhoso da ilha.  Esta magnífica floresta de verde profundo é um valioso património natural e serve como um importante elemento de equilíbrio hidrológico.

Na floresta sombreada prosperam uma grande variedade de espécies endémicas, incluindo o Barbusano ou Loureiro (Laurus novocanariensis), o Azulejo (Tildea foetens) e o Mogno ou Madrona (Ocotea madeira).  Samambaias e briófitas decoram os solos, margens e troncos de árvores.

A propriedade é também um importante testemunho do aproveitamento humano da paisagem madeirense, com um sistema de levadas que percorrem a serra, acompanhando os seus contornos e agarrando-se às suas encostas íngremes.  As levadas têm tipicamente 80-150 cm de largura e caminhos estreitos que permitem aos visitantes caminhar pela floresta impenetrável.

Parque Natural da Madeira: Rabaçal e 25 Fontes

A ilha subtropical da Madeira goza de sol durante todo o ano com um clima perfeito para caminhadas.  Os voos para o Funchal são fáceis e baratos, enquanto as empresas de cruzeiro também incluem o destino nas suas viagens.

Além da Floresta Laurissilva, Património Mundial da UNESCO, os caminhantes podem embarcar numa série de caminhadas pelas levadas (canais de irrigação) que percorrem os terrenos montanhosos da ilha.  A caminhada pelas levadas das 25 Fontes é uma das mais famosas e espetaculares da Madeira, com água jorrando de 25 nascentes separadas para uma lagoa atraente.

A caminhada pelas levadas das 25 Fontes é uma atividade obrigatória para os amantes da natureza que visitam a Madeira.  O percurso proporciona aos caminhantes a oportunidade de vivenciar as exuberantes florestas da Madeira, as paisagens deslumbrantes e a biodiversidade única.  A área também conta com a deslumbrante cachoeira do Risco.  Não é de admirar que a Madeira ganhe apelidos tão fantasiosos como Pérola do Atlântico e Ilha da Eterna Primavera.

Reserva Natural da Ponta de São Lourenço

Com a sua costa acidentada, flora e fauna únicas e vistas deslumbrantes, a Reserva Natural da Ponta de So Lourenço é uma das maravilhas naturais mais deslumbrantes da Madeira.  Caminhe pelo trilho da Vereda da Ponta de São Lourenço e mergulhe nesta paisagem cativante, criando memórias que durarão a vida toda.

Os percursos pedestres dentro da reserva mostram a beleza natural diversificada da península oriental da Ilha da Madeira, incluindo paisagens costeiras, falésias imponentes e águas cristalinas azul-turquesa.  É também o lar de uma variedade de espécies de aves, tornando-se um paraíso para os observadores de aves.

A melhor forma de visitar a Reserva Natural da Ponta de So Lourenço é participando num passeio organizado.  Felizmente, muitos passeios partem do Funchal e podem incluir uma paragem no início do trilho.  Alternativamente, a caminhada também é facilmente acessível através do autocarro 113, que sai do centro do Funchal e pára directamente no início do trilho.

Ilhas Desertas Ilhas Desertas – Reserva Marinha

As Ilhas Desertas, também conhecidas como Ilhas Selvagens, são uma cativante cadeia de ilhas desabitadas com ricos ambientes naturais.  Santuário de vida marinha e flora única, estas ilhas são famosas por serem áreas vitais de nidificação de aves marinhas raras e albergam uma das maiores colónias de cagarras do Atlântico.

A Reserva Natural das Ilhas Desertas foi criada em 1990 e inclui as ilhas de Ilheu Chao, Deserta Grande e Bugio.  A área abrange também as águas da zona sul da Ponta de São Lourenço até uma profundidade de 100 metros.

A reserva dá ênfase à conservação e à investigação científica, sendo os visitantes obrigados a participar em visitas guiadas para minimizar o impacto nestes ecossistemas sensíveis.  Fazer um passeio de catamarã a partir da Madeira é uma forma fantástica de visitar estas ilhas remotas e ver a vida selvagem, incluindo focas-monge.  A ilha também oferece trilhas incríveis para caminhadas com vistas inspiradoras do oceano e cachoeiras dramáticas.

Piscinas Naturais do Porto Moniz e Zona Envolvente

As piscinas naturais do Porto Moniz são uma atração turística popular na parte noroeste da ilha.  Estas piscinas rochosas de lava estão repletas de água do mar cristalina e oferecem um cenário incrível para tomar sol e nadar no oceano Atlântico da Madeira.

O complexo de piscinas dispõe de vestiários, armários, chuveiros e bar.  Há também salva-vidas e estacionamento.  A área da piscina está aberta o ano todo, mas pode ficar muito lotada durante os dias de pico de verão e fins de semana.  Recomenda-se visitar as piscinas naturais durante a semana, se possível, para evitar aglomerações.

Em alternativa, poderá reservar um dos muitos passeios na Madeira que incluem a visita às piscinas naturais do Porto Moniz.  Os operadores turísticos costumam buscá-lo no seu hotel, o que pode ser conveniente se você não tiver um carro alugado na ilha.

Levada do Rei em São Jorge para caminhadas tranquilas

A Madeira é conhecida pelas suas paisagens exuberantes e esta caminhada pelas levadas dá-lhe a oportunidade de explorar algumas das melhores atrações naturais da ilha.  Você passeará por um lindo caminho que leva a algumas cachoeiras impressionantes e experimentará a magia da natureza em primeira mão.

Este percurso tem início na Estação de Tratamento de Água das Quebradas, em São Jorge, e acompanha a ribeira do Ribeiro Bonito.  Ele leva você por uma mistura única de florestas exóticas e exemplares de vegetação indígena, e oferece vistas maravilhosas para desfrutar ao longo do caminho.  No final do percurso chegará a um belo desfiladeiro natural onde poderá relaxar e admirar toda a beleza que o rodeia.

O desfiladeiro natural do Ribeiro Bonito também abriga uma bela cachoeira, o que o torna um destino maravilhoso para caminhadas.  Reserve hoje o seu passeio para desfrutar de um dos percursos pedestres mais deslumbrantes da Madeira!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top