Música nos Museus MACA Ensemble Eça de Saias

Música nos Museus MACA Ensemble Eça de Saias no Museu a Cidade do Açucar

Música nos Museus MACA Ensemble Eça de Saias

O Ensemble Eça de Saias, composto por Teresa Leão (Bandolim), Sara Faria (Flautas de bisel), Romeu Curto (Guitarra) e Ricardo Mota (Bandola), pretende fazer referência à escritora Luísa Susana Grande Freitas Lomelino, ou Luzia, seu nome artístico. Nascida em Portalegre no ano de 1875, passou grande parte da sua história na ilha da Madeira, pelo qual Luiz Peter Clode referiu que ““embora nascida no continente, a Madeira era para ela a sua terra adoptiva”.
Luzia publicou o seu primeiro livro já com 45 anos, editando seguidamente mais oito obras, até ao momento da sua morte, no ano de 1945, no Funchal. Desenvolveu uma obra de pendor autobiográfico que fazia crítica à sociedade da época e às clivagens socioeconómicas. E foi sobre o seu estilo irónico que José Martins dos Santos Conde dedicou o livro intitulado “Luzia, o Eça de Queiroz de Saias.” É aqui que se torna famosa esta expressão, que apresenta Luzia como uma mulher evoluída para a sua época e pelo qual o Ensemble pretende elogiar e dar a conhecer, dedicando o seu trabalho a Luzia, Eça de saias.
Este ensemble foi criado em 2022 e apresentou-se ao público em novembro do mesmo ano, com o ciclo intitulado “Cartas do Campo e da Cidade”, homenageando o livro homónimo de Luzia, Eça de Saias.
Para este ciclo o grupo preparou um repertório composto por música antiga e barroca, interpretando peças de compositores como Bach, Telemann e Vivaldi. Este ciclo foi apresentado no Palácio de São Lourenço e na Capela de São João Baptista no Funchal e no Solar do Aposento, em Ponta Delgada, Madeira.
É intenção do grupo alargar o repertório a outros períodos mais avançados da história e continuar a dar a conhecer ao público, através da música, a envolvência rural e urbana do livro “Cartas do Campo e da Cidade”

Comprar ingressos.

Data

17 Jun 2023
Desde

Hora

8:00 - 18:00

Mais Info

Ingresso

Localização

Museu A Cidade do Açúcar
Museu A Cidade do Açúcar
Praça Colombo, nº 5 9000-051 Funchal
Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top