Madeira – Hotspots de Turismo de Natureza
A Ilha da Madeira é um hotspot de turismo de natureza que oferece de tudo, desde encontros emocionantes com a vida selvagem até caminhadas cheias de adrenalina. As paisagens imaculadas e as paisagens deslumbrantes da ilha atraem quem procura uma experiência inesquecível de viagem lenta.
Desde a sua exuberante floresta interior até à rochosa borda oriental, há muito para explorar na Madeira. Continue a ler para descobrir os melhores locais para os amantes da natureza na Madeira!
Floresta Laurissilva Patrimônio da UNESCO
A UNESCO nomeou esta floresta como um dos seus Patrimônios Mundiais e é fácil perceber porquê. Possui uma incrível diversidade de espécies vegetais e animais, incluindo musgos endêmicos, hepáticas e líquenes que capturam a umidade do ar, mantendo a vegetação exuberante.
A floresta de louros também contém muitas árvores antigas e enormes, algumas das quais têm mais de 800 anos. A floresta é cercada por montanhas com encostas íngremes e vales estreitos, atravessados por riachos salpicados de cachoeiras.
Uma visita à mata do Fanal é uma experiência imprescindível para os amantes da natureza. Este loureiro subtropical é o lar do endémico pombo-cobreiro da Madeira e de várias outras espécies de aves. A melhor forma de explorar este tesouro natural é a pé, nomeadamente ao longo de levadas e veredas, que permitem aos visitantes desfrutar da beleza deste incrível sítio UNESCO sem danificar o seu ecossistema.
Pico Ruivo e Pico do Arieiro
A intocada Floresta Laurissilva da Madeira é o lar de espécies endémicas, paisagens inspiradoras e trilhos para caminhadas aventureiras. Explore as rotas 25 Fontes e Cascata da Risco e Levada Caldeirão Verde para vistas panorâmicas inesquecíveis e uma autêntica ligação ao património natural da Madeira.
O trilho PR1 Vereda do Areeiro liga três dos pontos mais emblemáticos da Madeira. Começando no incrivelmente popular miradouro do Pico do Areeiro, segue ao longo da crista das montanhas centrais e passa por uma série de vistas de cair o queixo. De lá, continua até o Pico do Torres e, finalmente, até o Pico Ruivo.
Esta caminhada é imperdível, especialmente para aqueles que estão interessados em conhecer melhor a paisagem montanhosa da Madeira. O cenário é verdadeiramente mágico, com picos irregulares que se elevam sobre vales verdes. Na primavera, o trilho é pontilhado com as coloridas flores do Orgulho da Madeira (Echium candicans).
Levadas no Rabaçal
Uma caminhada deslumbrante em torno da Levada Walk 25 Fontes oferece uma experiência inesquecível da beleza natural da Madeira. Siga este incrível percurso pedestre, que foi criado para ligar as paisagens e fontes de água da ilha, através de caminhos florestais e túneis, observando uma abundância de flora endémica. Depois que a parede chorosa de cachoeiras se revelar, aproveite o tempo na pequena lagoa antes de retornar por uma rota diferente.
Estas “levadas” cruzam as exuberantes florestas laurisilva da Madeira, que são relíquias protegidas pela UNESCO do período Terciário que terminou há 2,6 milhões de anos. Eles trazem água do norte chuvoso para o sul mais seco, e servem como caminhos privilegiados para desfrutar da natureza e da flora local.
Os viajantes anteriores deliram com as vistas de tirar o fôlego e experiências imersivas desta visita guiada, que é adequada para a maioria dos níveis de fitness. Sem restrições de idade, esta caminhada levada para pequenos grupos é imperdível para todos os entusiastas de caminhadas.
Piscinas Naturais do Porto Santo
A praia de areia preta do Porto Santo é um paraíso para nadar, com uma rede de piscinas naturais onde a água doce do mar escorre e flui ao longo do dia. Esta joia escondida surgiu da erosão marinha da rocha vulcânica negra, com uma paisagem deslumbrante sobre o Atlântico e falésias verdes.
É o local ideal para relaxar sob espreguiçadeiras, rodeado por águas cristalinas e paisagens dramáticas. Traga uma máscara de snorkeling para explorar o intrigante mundo subaquático ao redor das piscinas abrigadas.
A área também possui um bar aberto com bebidas e comida, uma lanchonete e socorristas durante o verão. Você também pode nadar no oceano, desde que as condições sejam calmas e seguras. Esta é uma visita obrigatória para todos os amantes da natureza que visitam as Ilhas da Madeira.
Parque Florestal das Queimadas
Com antigas florestas de loureiros e uma miríade de experiências naturais e culturais, o Parque Florestal das Queimadas oferece algo para todos. Quer seja um entusiasta de caminhadas ou queira explorar a rica história da ilha, este destino único é o local perfeito para umas férias inesquecíveis.
Ao caminhar ao longo dos trilhos das levadas, reserve um momento para admirar a flora que o rodeia. As cores vivas e os intrincados padrões destas espécies nativas cativam fotógrafos e amantes da natureza. Lembre-se de andar com leveza e evitar pegar a flora para ajudar a preservar este delicado ecossistema.
Localizado em Santana, o encantador abrigo florestal do parque, a Casa das Queimadas, dispõe de quartos adornados com mobiliário tradicional e ferramentas para mostrar o modo de vida histórico da ilha. A propriedade também acolhe o ponto de partida do percurso pedestre da Levada do Caldeirão Verde. Aqui, poderá descobrir uma variedade de espécies arbóreas, incluindo o til (Ocotea foetens) e a urze centenária.
Península da Ponta de São Lourenço
Esta península oriental é um dos destinos de caminhada mais impressionantes da ilha. Com uma paisagem rochosa, espécies de flora endémicas e belíssimas lagoas naturais, a Península da Ponta de São Lourenço é um paraíso para os amantes da natureza. Os visitantes desta península irão descobrir que tem uma sensação muito diferente do resto da Ilha da Madeira, devido ao seu clima árido e formações rochosas vulcânicas impressionantes.
Localizado na cauda oriental da Ilha da Madeira, este promontório acidentado apresenta uma paisagem única semelhante a Marte que contrasta com a vegetação tropical do resto da ilha. O trilho que percorre a zona é conhecido como Vereda do Ponta de So Lourenço e é uma das melhores caminhadas da Madeira.
A caminhada é melhor feita ao nascer do sol, o que a torna uma excelente escolha para aqueles que querem experimentar a beleza da Madeira ao amanhecer. A área também é um ótimo lugar para ver uma série de espécies nativas da vida selvagem, incluindo aves marinhas, como as belas aves cagarra.