Recuperação do Turismo na Madeira Pós-Pandemia

Recuperação do Turismo na Madeira Pós-Pandemia

Para muitas ilhas, especialmente os pequenos estados insulares em desenvolvimento (PEID), o turismo é visto como o bilhete dourado para o desenvolvimento.  Isto porque o turismo pode gerar receitas elevadas, reduzir a pobreza e promover a integração socioeconómica.
No entanto, essas economias insulares fortemente orientadas para o turismo enfrentam desafios críticos de sustentabilidade no rescaldo da pandemia da COVID-19.

  1. Chegadas turísticas

A Madeira é um destino turístico completo que oferece tudo o que um turista pode desejar: incríveis caminhadas ao ar livre, hotéis de cinco estrelas de luxo, uma das mais ricas gastronomias locais de Portugal e uma rica tradição cultural.  Seu clima agradável durante todo o ano faz com que seja um destino que vale a pena visitar em qualquer mês do ano e não apenas na alta temporada.
As chegadas de turismo têm crescido de forma constante até outubro do ano passado, quando a pandemia impactou as viagens internacionais.  Desde então, a evolução desta atividade tem sido lenta.
No entanto, a região autónoma continua a abrir um grande número de produtos e serviços turísticos e tem vindo a implementar vários protocolos de saúde e segurança, como o distanciamento social e o uso de máscaras.
Em termos de tempo de permanência turística, este indicador está a diminuir nos destinos turísticos tradicionais, principalmente devido à crescente disponibilidade de tempo livre e de rendimento disponível extra em geral, o que favorece a realização de várias viagens de curta duração ao longo do ano.  O fenómeno contemporâneo das viagens aéreas de baixo custo, agravado por fortes estratégias de marketing para atrair turistas de curta duração, também contribui para esta tendência.


Com a retoma das viagens internacionais e o regresso do turismo de cruzeiros à Ilha da Madeira, este arquipélago está bem posicionado para competir no mercado global de cruzeiros.  A sua posição geográfica, os voos diretos dos Estados Unidos e o lançamento de uma Aldeia Digital Nomads para trabalhadores remotos são fatores que contribuem.

  1. Despesas turísticas

O sector do turismo é uma importante fonte de rendimento na região autónoma da Madeira, contribuindo para 26% do seu PIB regional.  Durante a pandemia da COVID-19, tornou-se importante que as empresas mantivessem taxas regulares de chegadas e despesas turísticas, a fim de manterem os seus rendimentos e permanecerem abertas, ao mesmo tempo que cumpriam os protocolos de saúde e segurança, como o distanciamento social, a higiene adequada e o uso de máscaras.
Este estudo examina os impactos diretos e indiretos da crise do coronavírus no turismo na Região Autónoma da Madeira (ARM), utilizando dados de diversas fontes, incluindo a Direção de Estatística Regional da ARM, os Relatórios Demográficos da DREM e casos mundiais de COVID-19.  A análise também utiliza uma série de testes estatísticos para investigar a correlação entre estas variáveis, com o objetivo de identificar se o medo de viajar e as restrições turísticas causadas pelo surto tiveram algum efeito direto nos indicadores de turismo da ARM.
Neste contexto, os resultados desta investigação mostram que o tempo de permanência turística na ARM tende a ser inferior ao de outros destinos europeus semelhantes.  Isto deve-se em parte ao facto de menos turistas visitarem a Madeira em comparação com outros mercados.  É também provavelmente o resultado do fenómeno contemporâneo das viagens aéreas de baixo custo, que incentiva as pessoas a fazerem várias pausas de férias ao longo do ano e a procurarem destinos alternativos na procura da melhor relação qualidade/preço.

  1. Emprego no turismo

A Madeira é um dos principais destinos turísticos de Portugal e caracteriza-se pelo seu arquipélago sedutor, paisagens exuberantes, flora e fauna únicas, cultura vibrante e o mundialmente famoso vinho Madeira.  A sua economia local baseia-se essencialmente nos serviços e o sector do turismo constitui a fonte de emprego mais significativa, representando cerca de 20 mil postos de trabalho na região.
Em 2020, a pandemia COVID-19 causou um grave impacto no turismo na região autónoma da Madeira, confirmando o que foi anteriormente sugerido por estudos nacionais e internacionais [13,14].  De referir que este efeito esteve sobretudo associado a uma diminuição significativa das chegadas, das dormidas no alojamento turístico e das taxas de ocupação ocupada, entre outras.
Como resultado, a actividade industrial regional consiste principalmente em pequenas indústrias orientadas para o consumo local e em actividades artesanais tradicionais (bordados, tapeçarias e trabalhos em vime) com um forte enfoque exportador.  Além disso, a produção de banana e o processamento de flores contribuem para a economia regional, e o famoso vinho madeirense também dá um importante contributo.
No entanto, a actual situação económica é difícil de ultrapassar e o concelho do Funchal em particular apresenta a taxa de desemprego mais elevada do país (13,6%).  Neste contexto, é crucial identificar áreas que possam ser utilizadas como potenciais candidatas à promoção de um produto turístico com maior impacto no futuro através da inovação e de uma melhor utilização dos recursos tecnológicos.  Propõe-se, assim, a aplicação de realidade aumentada ao Caminho Real da Madeira, um produto turístico natural e cultural, para dar resposta a este desafio.

  1. Receitas turísticas

O turismo é o principal motor e a maior fonte de rendimento da Ilha da Madeira.  As ilhas têm um bom clima durante todo o ano e a oportunidade de visitar em diferentes épocas do ano.  No sector primário assumem grande importância a produção de banana dirigida principalmente ao consumo regional e nacional, as flores, os frutos subtropicais e o famoso vinho Madeira.  Além disso, a pesca é uma atividade importante na região.  A maior parte da sua frota é composta por pequenas embarcações não industriais e concentra-se na pesca de espécies características, como o atum, o peixe espada preto e o carapau.
No sector secundário, os serviços são um elemento-chave da economia local e caracterizam-se por um elevado grau de especialização.  O turismo, em particular, presta serviços de muito elevado nível e representa uma importante fonte de emprego para a população da Madeira.  Entre os serviços estão a restauração, alojamento e atividades de lazer.
A Ilha da Madeira é um destino turístico único que se adapta a todos os tipos de turistas.  A utilização da realidade aumentada para entregar experiências inovadoras de forma acessível é um ponto chave que pode transmitir confiança e aumentar o interesse dos visitantes.  Este tipo de experiência também pode aumentar a satisfação do turista.  Esta é uma oportunidade que as ilhas não devem perder para superar a pandemia da COVID-19 e recuperar a sua posição como destino turístico.

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