Atrações Turísticas da Madeira
A Madeira é um ótimo lugar para os amantes da natureza, com exuberantes jardins botânicos e paisagens naturais dramáticas. Também possui belas praias e resorts de luxo.
Camacha, uma encantadora vila conhecida como a capital da tecelagem de cestos da Madeira, tem um museu de vime discreto e demonstrações de tecelagem de cestos. Mas a sua principal atração, o Café Relogio, fechou definitivamente.
Cidade Velha do Funchal
A capital da Ilha da Madeira, Funchal, transborda de atrações históricas, de conventos queridos a fortes marítimos robustos. Depois, há o sublime Jardim Tropical Monte Palace – um oásis encantador onde flora exótica e lagoas tranquilas criam um cenário de conto de fadas para caminhadas, descanso e fotos.
O Museu Quinta das Cruzes é outra das melhores coisas para fazer no Funchal – a casa de um local rico oferece um olhar intrigante sobre como a nobreza madeirense viveu há várias centenas de anos com seus móveis do século 17-18 e outros itens domésticos em exibição. O jardim também é um deleite com sebes de rosas perfumadas, fontes ornamentais e candelabros.
O palácio do conselho, chamado de prefeitura, também é imperdível. A entrada está decorada com azulejos portugueses únicos e o pátio interior é arquitetonicamente deslumbrante. A Zona Velha é famosa pelas suas portas pintadas e é uma área animada que tanto os locais como os turistas visitam para passear e jantar em restaurantes de marisco.
Pico do Arieiro
A Madeira não é um destino turístico típico de “sol e mar”, é um paraíso para os amantes da natureza e do ar livre. É melhor visitar esta ilha montanhosa durante a primavera e o outono, pois o clima é um pouco mais quente do que no inverno.
Um ponto alto de qualquer viagem à Madeira é uma caminhada até ao dramático Pico do Arieiro, também conhecido como Ninho do Urubu. As vistas da ilha são simplesmente espetaculares enquanto você flutua no alto de um mar de nuvens. É melhor chegar aqui para o nascer do sol, pois o céu é iluminado com um brilho suave antes do sol nascer acima das nuvens.
Chegar ao topo não é tarefa fácil, pois você precisará escalar bordas estreitas e escadas íngremes. A rota também leva você através de vales exuberantes e túneis escuros enquanto você segue o curso das antigas levadas (canais de irrigação) da ilha. É uma experiência verdadeiramente única e gratificante.
Jardim Tropical Monte Palace
Com uma história que remonta ao século 18, este local ocupa um lugar significativo no património cultural da ilha. Ele exibe muitos destaques arquitetônicos que certamente cativerão os visitantes.
Durante o passeio, os visitantes podem ver as diferentes seções do jardim e coleções de plantas únicas. Entre eles estão azáleas, urzes e fetos, bem como uma variedade de árvores exóticas. O jardim também tem várias seções inspiradas nos estilos de jardinagem chinês e japonês.
Os jardins não são apenas uma exibição de plantas exóticas, mas uma sinfonia botânica que envolve todos os sentidos. As suas paisagens estão repletas de fontes, grutas e loucuras. Há também uma excelente coleção de painéis de arte que são colocados ao longo dos passadiços, o que torna o Jardim Tropical Monte Palace um dos lugares mais únicos da ilha.
A melhor maneira de chegar ao jardim é através do teleférico do Funchal, que oferece vistas deslumbrantes sobre a cidade e uma abordagem emocionante ao local. Recomenda-se planejar cerca de 3-4 horas para uma exploração completa desta maravilhosa atração.
Piscinas Naturais do Porto Moniz
Localizadas na bela cidade costeira de Porto Moniz, estas piscinas de lava naturalmente cheias são um verdadeiro destaque da costa oeste da Madeira. As formações rochosas de lava foram preenchidas com água do mar que é continuamente renovada pelas marés, e são um local popular para os visitantes relaxarem no oceano e tirarem algumas fotos desta cena espetacular.
Durante os meses de verão, as piscinas são um hotspot para os que procuram sol e podem ser bastante lotadas. Se você está procurando uma experiência menos agitada, visite na entressafra.
Existem alguns passeios de um dia disponíveis a partir das principais cidades do Funchal que incluem visitas a este complexo de piscinas naturais. Uma boa escolha é o passeio Best of Madeira’s West que começa no Cabo Giro Skywalk (o deck de observação de falésias marítimas mais alto da Europa), depois segue até à Encumeada, depois para no Porto Moniz para as piscinas e Farol do Ilheu Mole.
Cabo Girão Skywalk
Se você está procurando as vistas mais altas do penhasco marítimo da Europa, você deve ir para Cabo Giro. Não é para os fracos de coração, mas oferece uma vista hipnotizante de uma passarela de vidro transparente inclinada sobre uma queda de 580 metros. O miradouro está localizado na costa sul da Madeira, perto de Câmara de Lobos, e é uma atração turística popular.
Você pode visitar a passarela Cabo Giro por conta própria com um carro alugado ou como parte de um passeio pela ilha ao redor do oeste da Madeira. Neste passeio de dia inteiro poderá ainda ver outros miradouros épicos como a Eira do Serrado e o Pico dos Barcelos.
Esta excursão de dia inteiro também inclui uma degustação de vinhos e experiência de tapas, onde você pode provar os deliciosos vinhos madeirenses. É muito bem avaliado na Viator e no Tripadvisor, com avaliações elogiosas de hóspedes anteriores.
Levadas
A extensa rede de canais estreitos da Madeira transporta a água da chuva e o escoamento dos seus picos enevoados até às suas margens mais soalheiras e áridas. Estes cursos de água são chamados de levadas, e caminhar ao longo deles proporciona um descanso tranquilo da agitação da vida cotidiana.
Uma das melhores levadas é na Lagoa do Vento, uma curta caminhada que leva a uma piscina natural onde você pode nadar. A cachoeira também é bastante impressionante, e é definitivamente um destaque da trilha! Esta é uma ótima levada para famílias e está incluída em muitos passeios no leste da Madeira.
Outra bela caminhada levada é em Rabacal, e é especialmente popular por causa das vistas incríveis que você terá ao longo do caminho. O trilho termina num vale com algumas falésias verdadeiramente impressionantes, e o passeio pode ser combinado com uma visita à cascata da Garganta Funda.