Melhor época para visitar a Madeira para turismo
Os meses de primavera de março a maio são o sonho de um amante de flores, com orquídeas exóticas e o famoso gerânio madeirense em plena floração. A Festa da Flor anual no Funchal aumenta a emoção.
O verão traz um clima quente e a oportunidade de nadar nas praias rochosas ou piscinas vulcânicas naturais da Madeira. Também oferece ótimas oportunidades para excursões de observação de baleias.
Clima ameno durante todo o ano
Como destino subtropical, a Madeira não está imune a condições meteorológicas extremas, mas a corrente do golfo e as correntes canárias oferecem-lhe um clima bastante hospitaleiro durante todo o ano.
Devido ao seu estatuto tropical, a ilha é incrivelmente exuberante e as montanhas oferecem paisagens deslumbrantes que criam um cenário espetacular. A flora é bonita durante todo o ano, mas a primavera é sem dúvida a melhor altura para ver a Madeira no seu momento mais vibrante e colorido, com flores em plena floração, incluindo as árvores Strelitzia e Jacarandá, emblemáticas do arquipélago.
Também é um ótimo momento para caminhadas, pois as temperaturas são agradáveis sem ser desconfortavelmente quente, e a temporada turística mais movimentada já passou por este ponto. Você ainda pode desfrutar das praias, sair em passeios de observação de baleias e passear no Funchal. No entanto, os preços são mais baixos e as multidões serão menores do que no verão. Alugar um carro neste momento é ideal, embora você possa querer considerar participar de uma visita guiada em vez de evitar navegar pelas estradas sinuosas da montanha se você não estiver acostumado a dirigir neste tipo de terreno.
Época Turística de Pico: Final da primavera ao Início do outono
Sendo a “Ilha da Eterna primavera”, a flora madeirense floresce durante todo o ano, mas as suas exibições mais deslumbrantes têm lugar na primavera e no outono. Esta também é a alta temporada turística, então espere preços mais altos e multidões.
Março é um bom mês para testemunhar esta beleza deslumbrante, já que a ilha ganha vida com uma série de festivais de flores. No entanto, este ainda é um período chuvoso e as temperaturas só atingem cerca de 20 graus Celsius.
O verão traz temperaturas ainda mais quentes e um clima convidativo para os caçadores de sol, enquanto o outono é uma época maravilhosa para descobrir os tesouros naturais da ilha. Quer esteja a relaxar à beira da piscina ou a passear por mercados históricos, este é um excelente momento para uma escapadela cultural à Madeira.
Delícia da Festa da Flor: abril
A Madeira é um paraíso para os amantes de flores e a primavera é a época alta com a ilha positivamente repleta de flores exóticas. A stralitzia, apelidada de ave do paraíso, e a poinsettia vermelha são apenas duas das flores para admirar, mas também é um momento maravilhoso para ver muitas outras espécies.
É uma boa ideia reservar alojamento com antecedência durante esta época alta. O incrível boutique hotel histórico Quinta da Saraiva é um dos melhores lugares para ficar na ilha, com vistas deslumbrantes sobre o litoral e o campo, funcionários simpáticos, café da manhã para morrer e uma banheira de hidromassagem para desfrutar do céu noturno estrelado. Use o meu código de desconto exclusivo BigWorldSmallPockets para um fabuloso EUR 50 de desconto na sua estadia!
O outono é uma excelente altura para fazer caminhadas e descobrir as paisagens madeirenses. Esta é também uma época popular para fazer passeios de barco para as ilhas Selvagens e Desertas.
Sol de verão e Festivais: junho a setembro
Os meses de verão, de junho a setembro, oferecem um clima quente e ensolarado, ideal para dias de praia e esportes aquáticos. É também a época mais movimentada para os turistas, com os preços dos hotéis mais altos e as acomodações enchendo rapidamente.
A época alta do turismo coincide com a espetacular Festa da Flor, que transforma o Funchal numa vibrante explosão de desfiles, flores e música. O Festival do Atlântico e o Festival do Monte contribuem para a mistura de eventos, enquanto uma viagem em setembro é perfeita para aqueles que procuram experimentar a cultura única da Madeira, incluindo a celebração anual da chegada de Cristóvão Colombo ao Porto Santo.
Para aqueles que preferem condições confortáveis para caminhadas, a primavera e o outono proporcionam temperaturas amenas para explorar as paisagens exuberantes da ilha. Estas estações também trazem uma variedade de folhagens coloridas, como Strelitzia, a famosa ave do paraíso flor da Madeira. Você descobrirá que as trilhas não estão tão lotadas e você terá menos probabilidade de encontrar dias chuvosos.
Suave Tranquilidade do outono: outubro a novembro
Os meses de outono de outubro a novembro oferecem uma atmosfera mais tranquila, embora ainda seja quente o suficiente para desfrutar do sol e das praias. Esta é a altura em que as plantas começam a recuperar a sua cor, e os visitantes podem ver um lado diferente das paisagens madeirenses.
As temperaturas são ligeiramente mais elevadas em maio, mas a precipitação é muito mais baixa, tornando-se um mês ideal para experimentar tudo o que a Madeira tem para oferecer. Este é também o momento em que acontece a Festa da Flor, se é que isso é algo que você quer ver.
O inverno também é uma opção, com a ilha atraindo pessoas que procuram uma fuga tranquila do frio. Durante esta temporada, as ilhas estão menos cheias e pode até fazer um cruzeiro para visitar as deslumbrantes Ilhas Desertas ou Selvagens. Embora as temperaturas sejam um pouco mais frias do que no verão, o sol ainda está brilhando e pode ser perfeito para caminhadas ou relaxar na praia.
Escapada de inverno: dezembro a fevereiro
Os meses de inverno de dezembro e fevereiro são uma época encantadora para visitar a Madeira, com as ruas iluminadas por atraentes exibições de luzes. Delicie-se com doces nos tradicionais mercados de Natal e visite a Floresta Laurissilva do Funchal – Património Mundial da UNESCO – para um cenário inspirador.
As temperaturas médias rondam os 21 graus, embora a possibilidade de chuva diminua significativamente. Desfrute de passeios quentes pela natureza e vistas encantadoras do topo das falésias, enquanto desfruta de um coquetel requintadamente elaborado ou três em um dos muitos bares locais.
Nade nas refrescantes águas salgadas do Lido e da Ponta Gorda, ou visite as piscinas de maré entre as rochas vulcânicas do Porto Moniz. Durante o inverno, você também pode sair para uma viagem inspiradora de observação de baleias e golfinhos para avistar os gigantes do mar no conforto do seu barco.