Dicas de Viagem para Turistas na Ilha da Madeira
A Madeira é um destino turístico popular, mas não parece muito lotado. Fora da capital, Funchal, pode desfrutar de muita privacidade.
Planeje seu itinerário em torno de alguns destaques, incluindo o Cabo Girão Skywalk, o mirante mais alto da Europa com piso de vidro. Se você é um entusiasta de caminhadas, certifique-se de reservar tempo suficiente para uma caminhada nas Levadas ou Veredas.
Precauções de segurança na Levada
A Madeira é um destino seguro para viajantes, especialmente aventureiros que viajam sozinhos. Foi eleito o destino europeu mais seguro em 2021 e apresenta baixas taxas de criminalidade, pelo que é pouco provável que os turistas sejam alvo de atividades criminosas. No entanto, existem perigos naturais, como condições escorregadias ao longo dos trilhos das Levadas e desníveis acentuados nas Veredas.
Embora a Madeira seja um destino popular para caminhadas, é importante seguir as precauções de segurança ao explorar. Por exemplo, esteja ciente de que alguns recursos online podem enganar os caminhantes sobre as condições da trilha. Sempre verifique sites ou guias oficiais que fornecem atualizações regulares.
Além disso, tome cuidado ao alimentar as aves, pois alguns tipos de alimentos podem prejudicá-las. É melhor evitar pão e outros alimentos processados pelo homem ao tentar atrair pássaros. Além disso, respeite o espaço pessoal e evite gestos rudes, como o sinal de positivo, ao interagir com os habitantes locais. Por fim, seja pontual ao esperar na fila ou participar de um evento formal.
Calçado confortável para caminhadas
A Madeira é uma ilha montanhosa e o clima pode mudar drasticamente em poucos minutos. Pode estar ensolarado, quente e seco em um momento, e depois nevoento, chuvoso e ventoso. Isso significa que embalar camadas para sua viagem é fundamental.
A melhor maneira de conhecer a ilha é alugar um carro e explorar como quiser. Embora o transporte público esteja disponível, pode ser um pouco agitado e demorado. Além disso, você pode perder muitas das caminhadas de tirar o fôlego se depender de rotas e horários de ônibus.
Se você está planejando caminhadas de vários dias, é importante trazer botas confortáveis e uma mochila que possa acomodar sua garrafa de água, comida e itens pessoais. Por motivos de segurança, também é uma boa ideia levar um pequeno cofre portátil para viagem na forma de uma bolsa escondida ou até mesmo uma lata de Coca-Cola, e uma bolsa impermeável para documentos para manter seus objetos de valor seguros.
Explore a culinária local e o vinho
Uma visita à Madeira ficaria incompleta sem provar a sua gastronomia e bebidas locais. É um paraíso para os amantes da gastronomia com pratos tradicionais que irão agradar a qualquer paladar. Seus vinhos também são algo para se ver. A ilha tem uma tradição vinícola centenária que produz uma grande variedade de bebidas alcoólicas. Sua poncha, uma espécie de cachaça destilada com caldo de cana e mel, é a bebida preferida de muitos visitantes.
A capital Funchal é um óptimo local para experimentar polvo e uma variedade de pratos de peixe. Outro prato imperdível são as lapas, moluscos que crescem grudados nas rochas e lembram mexilhões. Geralmente são grelhados e regados com limão.
Transporte público para passeios pela ilha
Ao planear uma viagem à Madeira, é importante considerar o transporte público. Embora ônibus e trens facilitem bastante o deslocamento pela ilha, chegar a locais naturais ou praias requer um pouco mais de pesquisa e planejamento. Muitas vezes, você não conseguirá visitar determinados pontos porque eles não estão nas rotas de ônibus.
Para quem não quer alugar carro, existem empresas de turismo que oferecem passeios pela ilha. Essa pode ser uma boa opção para turistas que têm pouco tempo ou preferem deixar o planejamento para outra pessoa.
Caminhadas na Madeira é uma actividade popular para muitos visitantes. É uma ótima maneira de explorar as falésias, a selva e as belas paisagens da ilha. Se quiser caminhar com segurança, você deve estar familiarizado com as condições da trilha e com um mapa. Uma aplicação para smartphone chamada WalkMe oferece mapas offline, navegação e percursos pedestres para a ilha da Madeira.
Roupas adaptáveis ao clima
Embora a Madeira tenha um clima subtropical, o seu interior montanhoso cria diferentes microclimas. Por exemplo, o sul da ilha é ensolarado e seco, enquanto o norte é mais úmido. O clima também pode ser mais frio e ventoso se você estiver em altitudes mais elevadas, especialmente durante o inverno. Portanto, é uma boa ideia levar roupas e uma mochila resistente ao planejar sua viagem à Madeira.
Pode apreciar a vista a partir de vários miradouros (miradouros) e teleféricos (teleféricos) deslumbrantes da Madeira. Se visitar a Madeira durante os meses em que oferecem estas atrações, não perca!
Se está a planear explorar as zonas remotas da Madeira, o melhor é alugar um carro. Os transportes públicos são limitados e pouco frequentes e não conseguirão levá-lo às praias ou locais naturais que pretende visitar. Além disso, se necessitar de utilizar o seu telefone para fins de navegação ou tirar fotografias em viagem, considere adquirir um cartão de dados europeu antes de chegar à Madeira.
Respeite os costumes e tradições locais
Quer esteja hospedado no Funchal, visitando a floresta ou subindo um dos muitos miradouros à beira da falésia, é importante respeitar os costumes e tradições locais. Por exemplo, é considerado rude fazer um gesto de positivo, então use um aceno de cabeça ou um sorriso. Além disso, é educado esperar pacientemente na fila enquanto espera sua vez nas filas. E, se for convidado para a casa de alguém, também é apropriado levar um pequeno presente.
Ao explorar a natureza, não alimente os pássaros com pão ou outros alimentos processados pelo homem, pois isso pode prejudicá-los. Em vez disso, use comida para pássaros ou simplesmente levante a mão e eles se aproximarão de você para comer. Também é recomendado evitar tocar em animais selvagens, pois podem estar doentes ou feridos e é ilegal interferir nos seus habitats. As Ilhas da Madeira seguem o horário padrão da Europa Ocidental, cinco horas à frente de Nova York e oito horas à frente da Califórnia.