Locais de Turismo Histórico na Ilha da Madeira
A Madeira tornou-se um destino turístico popular graças à sua beleza natural deslumbrante, clima ameno e cultura vibrante. Mas e o seu passado?
A rica história da ilha reflete-se nos seus diversos locais de turismo histórico e cultural. Aqui estão alguns deles.
Centro Histórico do Funchal
Com pavimentos em mosaico preto e branco e uma marina movimentada, o Funchal é um óptimo local para passear e admirar a arquitectura da cidade. Também oferece muitas oportunidades para explorar um pouco da rica história da ilha, incluindo uma visita ao Convento de Santa Clara, do século XVII.
O centro histórico do Funchal está repleto de interessantes artes de rua e portas pintadas, bem como o famoso Mercado dos Lavradores, onde poderá provar os produtos locais e frutas exóticas. Os jardins tropicais do Monte Palace também são imperdíveis e poderá aprender mais sobre a história da ilha no Madeira Story Centre.
Conhecida como ‘Sissi’, a Imperatriz Elisabeth da Áustria ficou encantada com as vistas panorâmicas e o clima ameno desta área romântica. Você pode ver seu legado nas ruas e edifícios, que foram influenciados por diversos estilos arquitetônicos.
Sé Catedral do Funchal e Praça da Sé
A Madeira é conhecida pelo seu esplendor natural e esta zona é um excelente exemplo. É um dos locais mais procurados pelos visitantes que pretendem fazer um típico passeio pelas levadas numa zona verdadeiramente deslumbrante e repleta de restaurantes e vida.
No seu coração encontra-se a Sé do Funchal e a Praça da Sé. A catedral é um exemplo notável da arquitetura mudéjar, com seu teto esculpido em cedro e incrustações de marfim. As bancas do coro exibem santos, profetas e apóstolos em trajes do século 16, e a capela-mor tem esculturas detalhadas, incluindo querubins alados carregando cachos de bananas e odres de vinho.
Outros destaques incluem uma enorme cruz de prata doada por D. Manuel I e dez arcos góticos que ligam as naves. A igreja foi projetada na década de 1490 e foi basicamente concluída em 1514. Em 1991, o Papa João Paulo II a visitou e uma estátua dele fica do lado de fora da catedral.
Majestosas Grutas de São Vicente
Quando estiver pronto para fazer uma pausa na praia, dirija-se ao topo da rochosa costa noroeste da Madeira para desfrutar de vistas deslumbrantes e piscinas naturais. Aqui, você também pode ver os tradicionais socalcos conhecidos como fajas, que mostram como a ilha usou técnicas agrícolas inovadoras para prosperar.
Esta ilha de montanhas vulcânicas, jardins exóticos e paisagens deslumbrantes é uma das preferidas para férias em clima quente. Oferece uma abundância de atividades ao ar livre, tradições locais e culinária deliciosa. Para conhecer realmente a Madeira, o ideal é uma estadia mais longa, de 8 a 14 dias, dando-lhe a oportunidade de explorar mais as suas paisagens e tradições.
Descubra um dos tesouros escondidos da Madeira e saiba mais sobre as origens vulcânicas da ilha nas Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente. Aqui você pode caminhar por tubos de lava formados durante a erupção do vulcão Paul da Serra, há mais de 890 mil anos.
Fortaleza do Pico no Funchal
Situada a 111 metros acima do nível do mar, a antiga Fortaleza do Pico (Fortaleza de São João Baptista do Pico) é um dos locais históricos mais impressionantes do Funchal. Foi construído na segunda metade do século XVII, servindo inicialmente como depósito de pólvora da cidade. Em meados do século XX foi entregue à Marinha, que instalou o seu centro de comunicações nas paredes do edifício. Por causa das muitas antenas que exibia naquela época, os moradores começaram a chamar o monumento de “Rádio do Pico”.
Atualmente, a localização privilegiada do forte oferece aos turistas um café e um espaço museológico com exposições fascinantes. Além disso, é um ótimo local para admirar as belas vistas da cidade. Principalmente se você é um amante da arquitetura militar, não deixe de visitar esta fortaleza! Você não vai se arrepender.
Jardins Tropicais do Monte Palace
Um jardim paradisíaco que transcende o tempo e o espaço, o Jardim Tropical Monte Palace é uma sinfonia visual que encanta os visitantes pela sua beleza exótica. Das flores vibrantes da primavera às cores quentes do outono, as flores hipnotizantes desta obra-prima botânica são um banquete para os sentidos.
A propriedade pertenceu originalmente a um cônsul inglês que a transformou numa bela “quinta”. No final do século XIX foi adquirido por Alfredo Guilherme Rodrigues e transformado em hotel. Os jardins foram então adquiridos em 1987 por José Berardo, empresário que criou esta impressionante colecção de plantas e árvores.
Os visitantes podem passear pelos vários caminhos que estão espalhados pelo jardim e admirar a variedade de plantas, incluindo árvores exóticas e plantas de todo o mundo. Podem também apreciar a arte e as estátuas do jardim, bem como uma grande coleção de azulejos de palácios e igrejas da Madeira. O seu bilhete inclui ainda uma degustação gratuita de vinho Madeira no café da esplanada do jardim.
As Tradicionais Casas de Colmo de Santana
Santana é uma vila deslumbrante na costa norte da Madeira, conhecida pelas suas casas de colmo. Estes pequenos edifícios triangulares são típicos da região e servem como uma lembrança da vida dos agricultores do passado. Foram construídos com materiais que estavam à disposição dos madeirenses na época, como madeira para a estrutura e fachadas, urze e vime para coberturas e colmo para cobertura.
Os telhados de colmo eram subproduto do cultivo de cereais como o trigo e o centeio, que serviam para produzir farinha, alimento básico da população da época. A utilização destes materiais naturais garantiu que as habitações permanecessem quentes no inverno e frescas no verão.
Para saber mais sobre este fascinante património, visite o Núcleo de Casas Típicas e explore casas históricas com até 240 anos. Também pode dar um passeio no Parque das Queimadas e vislumbrar a antiga floresta Laurissilva.