Turismo de Observação de Aves na Madeira
Os observadores de aves e os entusiastas da natureza são atraídos para a Ilha da Madeira devido à sua flora e fauna endémicas únicas. Participe num dos muitos passeios especializados de empresas como a Wind Birds e contemple a impressionante vida selvagem da Madeira!
As Cagarras são frequentemente vistas de perto no Garajau, tal como a endémica Toutinegra-de-óculo. Além disso, as vizinhas Ilhas Desertas são uma IBA de visita obrigatória, onde podem ser observados Petréis de Bulwer.
Diversos Habitats Aviários
Os ecossistemas imaculados das ilhas da Madeira oferecem uma grande variedade de habitats para aves. Os observadores de aves podem desfrutar das espécies e subespécies endémicas que habitam estes ecossistemas. Exemplos incluem o Tentilhão madeirense azulado Fringilla coelebs madeirensis, o Papinho (Erithacus rubecula) e as cores mais escuras da Coruja-das-torres Tyto alba schmitzi. As aves marinhas são também um destaque para os observadores de aves visitantes, sendo que três espécies de cagarras e petréis nidificam nas ilhas e são observadas ao largo das expedições pelágicas da Wind Birds.
O pombo trocaz também é avistado nas Laurissilvas da Madeira, onde se alimenta de sementes e frutos e é um importante agente dispersor de sementes. Pode ser encontrada durante todo o ano, embora seja mais comum entre outubro e março. Esta ave solitária é uma grande nadadora e pode ser encontrada ao longo da costa, bem como em lagos ou lagoas rasas, rios e riachos, bem como em estuários salobras a salinos.
Santuários de espécies de aves endêmicas
Os observadores de aves que visitam a Madeira têm grandes probabilidades de avistar espécies e subespécies endémicas. Cerca de 21% das espécies de aves da ilha são encontradas exclusivamente no arquipélago e, em particular, 33% são endémicas da região da Macaronésia.
O Tentilhão da Madeira Fringilla coelebs madeirensis, a Toutinegra-de-óculos Xenophon aetus e a Pipit Anthus bertheloti madeirensis de Berthelot são endémicas da ilha. No Pico do Areeiro, você pode ver a Poupa (uma surpreendente crista marrom-preta e branca) e o Andorinhão-Pálido ou o Andorinhão-Pálido voando em busca de insetos acima do campo de golfe.
O Pardal-das-rochas pode ser avistado nas zonas rochosas secas do Canical e da Ponta do Pargo. O endémico Madeira Firecrest Regullus madeirensis também é encontrado na ilha, assim como uma variedade de subespécies de melro, incluindo heineken e cabrerae. A Alvéola-cinzenta é uma espécie comum em rios e enseadas, com quatro registros em São Vicente – todas da subespécie schmitzi.
Penhascos Costeiros e Colônias de Aves Marinhas
A costa da Madeira é o local perfeito para observadores de aves que gostam de explorar habitats rochosos e falésias costeiras. Com a ajuda de empresas especializadas poderá vivenciar este cenário deslumbrante enquanto observa aves marinhas como a Cagarra ou a Gaivota-de-patas-amarelas no seu ambiente natural.
O terreno acidentado é também ideal para explorar as levadas, o sistema de irrigação da ilha que oferece uma oportunidade única para observar espécies de aves como o Pombo Trocaz, o Brasão da Madeira e o endémico Kinglet da Madeira. Também é possível avistar o impressionante Gavião Macaronésia, uma grande ave de rapina florestal de voo lento que nidifica apenas na Floresta Laurissilva da Madeira e em outras cinco ilhas da região.
O Petrel-de-Zino, Pterodroma Madeira, é outra ave marinha endémica que nidifica no maciço montanhoso central a uma altitude que pode ir até aos 1700m. Várias empresas como a Madeira Wind Birds oferecem passeios nocturnos para ouvir este enigmático pássaro a cantar sob o céu estrelado.
Excursões para observação de pássaros na Floresta Laurissilva
A observação de aves é uma forma agradável de se conectar com as espécies de aves da ilha e com os seus ricos ecossistemas. Ao longo do ano, vários passeios permitem aos visitantes observar aves nativas terrestres e marinhas, incluindo endemismos como o Pombo Trocaz, Columba trocaz, o Firecrest Regulus madeirensis da Madeira e o raro Petrel de Zino Pterodroma madeira.
As impressionantes paisagens naturais da Floresta Laurissilva da Madeira e as contrastantes falésias costeiras oferecem condições ideais para a observação de aves, bem como para caminhadas ao longo das Levadas. Alternativamente, os jardins urbanos do Funchal também são frequentados por uma grande variedade de espécies de aves.
Várias empresas, incluindo a Birds and Company, realizam passeios na Madeira que proporcionam uma oportunidade única de observar espécies de aves endémicas no seu habitat natural. Por exemplo, a viagem de um dia ao Oeste da Madeira e à Floresta Laurissilva saindo do Funchal oferece uma experiência inesquecível que começa com um serviço de recolha de passageiros no hotel para garantir um transporte cómodo e descomplicado até ao ponto de início da actividade.
Trilhos Rurais e Observação de Aves Agrícolas
Descubra a magia da natureza e admire uma infinidade de aves nos seus habitats naturais nas ilhas da Madeira e do Porto Santo. Desde as canções melodiosas de um tentilhão até ao voo gracioso de uma alvéola cinzenta, cada ave conta uma história requintada de harmonia e equilíbrio ecológico à espera de ser ouvida, vista e sentida.
Dê um passeio pela Floresta Laurissilva e observe o Pombo Trocaz (Columba trocaz), o Braco-da-Madeira (Fringilla coelebs maderensis) e o Reizinho da Madeira (Phylloscopus madeira). Poderá também visitar o miradouro da varanda do Pico do Areeiro para observar cagarras (Puffinus puffinus) e ouvir o endémico petrel-de-zino Pterodroma madeira ao entardecer sob um céu estrelado.
Explore as costas rochosas da região do Porto Moniz para avistar uma variedade de espécies costeiras, incluindo o mergulhão-de-pescoço-preto e a garça-real. Poderá também embarcar numa expedição pelágica com a Madeira Wind Birds para testemunhar o espectáculo da reprodução das cagarras e dos painhos-da-madeira Oceanodroma castro nas Ilhas Selvagens.
Festivais de observação de pássaros e visitas guiadas
Os observadores de aves que escolhem a Madeira como destino de viagem podem desfrutar de um diversificado leque de passeios e atividades. Algumas das atividades mais populares incluem caminhadas, caminhadas e passeios de barco. Muitos passeios e visitas guiadas acontecem ao longo do ano e você pode até encontrar alguns festivais dedicados às aves e à vida selvagem.
A forma ideal de ver as espécies endémicas da Madeira é através de um passeio de observação de aves de 8 horas. Isto permitir-lhe-á visitar os habitats da floresta Laurissilva, da zona costeira e do matagal, bem como as ilhas desertas do Oceano Atlântico. Procure o Pombo Trocaz Columba trocaz, o Madeira Firecrest Regulus madeirensis e outras espécies de aves endémicas da ilha.
Outra opção é uma excursão noturna ao Pico do Areeiro, onde poderá ouvir o endémico Petrel de Zino Pterodroma madeira sob o céu estrelado. Esta é uma experiência inesquecível que ficará na sua memória por muito tempo.